A Sonderhoff Chemicals desenvolve e produz materiais especiais de vedação para espumas de Poliuretano direcionados a diferentes aplicações para painéis de distribuição e invólucros de sistemas eletrônicos. Eles abrangem uma vasta gama de características, dependendo da escolha do tipo de material: menor tempo de cura total e de tack-free (tempo de pega) graças à espuma Fast-Cure altamente reativa conforme a norma de proteção contra incêndios UL 94 HF-1, adequada para aplicações internas ou externas, excelente memória elastomérica após a compressão e altíssimas características de vedação de acordo com os ensaios de classificação conforme NEMA para a América do Norte ou as Classes IP (proteção contra infiltração) na Europa. As chamadas propriedades de vedação aumentam a proteção dos meios de produção elétricos e eletrônicos dentro do painel de distribuição contra poeira, chuva, espirros e jatos de água, além de fogo.
Espuma Fast-Cure para rápidas montagens e Tack-Free
É possível obter curtos tempos de cura com as vedações de espuma altamente reativas da Sonderhoff para painéis de distribuição e invólucros eletrônicos. Elas podem ser adaptadas à respectiva velocidade de produção e ao ciclo do processo de aplicação do cliente. Com a espumas de Poliuretano Fast-Cure altamente reativas de 2 componetes Fermapor® K31-A-4530-2-B-FC para painéis internos de distribuição, a superfície de vedação já se torna Tack-free após 3,5 minutos* e o tempo de cura total pode ser reduzido, dos 60 min até agora necessários, para aproximadamente 25 minutos* – menos do que a metade.
Para painéis de distribuição, que sofrem influência constante de intempéries, a Sonderhoff oferece vedações de espuma Fast-Cure especiais testadas para ambientes externos. As vedações de espuma altamente reativa Fermapor® K31-A-6065-1-B-FC já pode ser montada após 20 minutos* (padrão 60 minutos). E o tack-free desta vedação de espuma Fast-Cure agora é de aproximadamente 3 minutos, contra os 12 minutos até agora necessários. A vantagem: com um tempo de tack-free mais curto, é possível iniciar mais cedo processos posteriores.
(* Os dados podem variar dependendo da temperatura, influências do processamento e das máquinas)
Vantagens de um tempo de cura total mais curto para o fabricante de painéis de distribuição
Durante o desenvolvimento da receita da vedação, a Sonderhoff considera principalmente os conceitos específicos de fabricação e os processos de aplicação de seus clientes. Dessa forma, desde a fase de desenvolvimento chega-se a um consenso sobre a vedação de 2 componentes para painéis de distribuição, as propriedades de reação e o tempo até o início da expansão, bem como o tempo de cura da vedação de espuma ideal para o processo de fabricação do painel do cliente.
O tempo de instalação, entre outros, é um fator decisivo na montagem do painel de distribuição, ou seja, o tempo de cura da vedação de espuma, pois somente após é possível unir as partes do painel. Até o fim da montagem, cada componente do painel de distribuição – parte lateral, parede traseira e as portas – são geralmente armazenados empilhados para cura completa. Ao reduzir o tempo de montagem em, no mínimo, pela metade com as vedações para painéis de distribuição da Sonderhoff, precisa-se claramente de menos componentes individuais a serem empilhados por um período menor. Isso reduz os custos de espaço de armazenamento e de estoque. Não são necessários investimentos em fornos de tempera para a cura de vedações de 1 componente, em virtude das propriedades de reação rápida das espumas Fast-Cure de 2 componentes da Fermapor® K31.
Boa aderência à superfície e memória elastomérica
O tipo e o estado da superfície são fatores muito importantes na aderência. As novas vedações de espuma Fast-Cure são geralmente perfeitas para carcaças de painéis de distribuição revestidos por tintas em pó normais. Porém, carcaças de aço inoxidável normalmente não oferecem boa aderência. Para isso, um pré-tratamento com uma primeira demão com Primer oferece bons resultados. Carcaças de plástico também oferecem uma aderência suficientemente boa, contudo depende muito do tipo de plástico utilizado. Vedações de espuma aderem, via de regra, bem em plástico como ABS, PC ou PA6, contudo, para PE, PP, PS, PVC ou PMMA necessitam de um pré-tratamento. Aqui, utiliza-se geralmente tratamento de primeira demão ou processos térmicos como tratamentos à chama, por plasma e corona. Nas carcaças eletrônicas de plástico, basta que a vedação de espuma esteja presa aos sulcos. Basicamente, é necessário verificar a aderência à superfície nas aplicações práticas.
Os componentes vedados do painel de distribuição, como paredes traseiras e teto são montados uma vez no final do processo e depois não serão mais abertos. Aqui, uma aderência de montagem junto com a construção dos componentes é suficiente. As portas do painel de distribuição, entretanto são frequentemente abertas e fechadas, de modo que, neste caso, são exigidos propriedades especiais de memória elastomérica da vedação. Em condições de teste (80 °C, compressão de 50 %, 22 h) as vedações de espuma retornam a cerca de 92 %. Para vedações de espuma externas, a memória elastomérica é ainda melhor: aproximadamente 95 %. Dessa forma, a estrutura da espuma continua com uma alta capacidade de vedação, mesmo ao ser frequentemente aberta e fechada.
Valores de vedação ideais
As vedações de espuma Fast-Cure para aplicações internas e externas são impermeáveis. A captação de água no estado comprimido e temperatura ambiente é de aproximadamente 3 % para ambientes externos e 5 % para ambientes internos. Com isso, dependendo da estrutura do componente e do sistema de espuma, pode-se alcançar uma classe de proteção de até IP67. Na América do Norte, a estanquidade dos painéis de distribuição de aço vedados com as espumas da Sonderhoff, são testados conforme NEMA 4 em um sistema de ensaio. Os painéis de distribuição são submetidos a jatos de água de teste em todos os locais com juntas de vedação, sendo que a vazão destes jatos ultrapassa 240 l/min durante um tempo de teste de 40 min, para o ensaio de estanquidade. A proteção contra poeira também está inclusa na metodologia do ensaio.
Proteção contra fogo dos painéis de distribuição em caso de incêndio
Parte do amplo espectro de características das vedações de espuma da Sonderhoff Chemicals para os painéis de distribuição e invólucros eletrônicos é a resistência ao fogo das espumas de Poliuretano Fermapor® K31-A-45C4-2-UL-FR. Ela cumpre as normas de proteção contra incêndio UL 94 HF-1, a classe de proteção contra incêndio mais alta para espumas de Poliuretano nos EUA, sendo assim classificada como autoextintora, sem gotículas incandescentes. Além disso, ela está em conformidade com as certificações UL 50E para painéis de distribuição e invólucros eletrônicos nas áreas não protegidas contra explosões, bem como a UL 508 para a segurança de unidades de conexão elétricas. Todas as três exigências principais para a venda de aparelhos eletrônicos e aplicações eletrônicas similares nos EUA, Canadá e México.
Painéis de distribuição perfeitamente vedados, que cuidam para uma distribuição elétrica de alto desempenho e sem falhas não são utilizadas somente nos países industrializados. Eles são requisitos para a industrialização de países em desenvolvimento em todo o mundo. As fábricas de processamento de plástico e metal desses países adquirirem tudo o que for necessário para a vedação de painéis de distribuição e invólucros eletrônicos do grupo Sonderhoff, em um mesmo local: o amplo espectro de características para produtos de vedação da Sonderhoff Chemicals e os sistemas de mistura e dosagem para a aplicação de espuma nos componentes a partir da Sonderhoff Engineering.