"O CO2, sem dúvida nenhuma, é um dos principais refrigerantes do futuro" diz Eduardo Almeida, Gerente Industrial e de Marketing da BITZER Brasil. "O potencial minimamente nocivo e a elevada eficiência na operação subcrítica fazem dele uma das alternativas mais importantes para os refrigerantes sintéticos. No entanto, as instalações de CO2 trabalham com pressões máximas admissíveis muito altas e cargas térmicas consideráveis. Por causa dessas condições de operação, instalamos um grande centro de treinamento e desenvolvimento aqui em São Paulo, em 2008. Nesse centro, ministramos um intenso programa de instrução e qualificação teórica e prática voltada para clientes e funcionários. Esse programa faz parte da nossa promessa de qualidade BITZER. E é por isto que somos líderes na tecnologia CO2 da América do Sul".
Até 2015, no Brasil, a BITZER já treinou mais de 2.000 engenheiros e técnicos do segmento no manuseio da tecnologia de CO2 não nociva para o meio ambiente. O foco é justamente a melhoria técnica e o uso simplificado do CO2 em instalações industriais e comerciais. Nos treinamentos, os técnicos da BITZER não transmitem somente conhecimento teórico, mas também demonstram aos participantes todas as possibilidades dos sistemas de CO2 para aplicações transcríticas e subcríticas de forma prática, em instalações em pleno funcionamento. Existem quatro instalações refrigerantes instaladas no centro de treinamento. Com base nessas instalações, os especialistas conseguem demonstrar aos participantes a eficiência de todas as soluções BITZER, principalmente as de CO2, mas também as de amônia. A empresa oferece todos os cursos em São Paulo, ministrados tanto em português como em espanhol.
Compressores de CO2 da BITZER na FEBRAVA
A FEBRAVA é a feira de técnica de refrigeração e climatização mais importante da América do Sul. A BITZER também marca a sua presença nesta feira e assume firmemente o seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a eficiência energética e, portanto, com o refrigerante CO2. Por isso, o maior fabricante independente do mundo de compressores de refrigeração apresenta a sua série de compressores de pistão OCTAGON para aplicações de CO2 subcríticas e transcríticas na 19ª FEBRAVA. Tratam-se de aplicações de refrigeração especialmente formuladas para uso em, por exemplo, supermercados, e representam os pontos fortes clássicos da BITZER: qualidade, eficiência energética e confiabilidade. As novidade são os inovadores compressores de pistão CKH5, que ampliam a potência da já estabelecida série CKH para aplicações de CO2 transcríticas até um volume deslocado de 37,9 m3/h.