Graças à nova parceria com uma concessionária na Sibéria, a Bracke Forest entregou a sua primeira máquina (uma valetadeira) na área ao cliente Ilim Group, que faz parte da International Paper.
O administrador delegado da Bracke Forest, o Sr. Klas-Håkan Ljungberg, nos informa sobre essa nova entrega e os desafios que a empresa espera enfrentar no mercado florestal russo.
O que você pode nos dizer sobre a nova concessionária da Bracke na Sibéria?
Este ano, a Timbermash Baikal comemora o aniversário de 15 anos como concessionária da John Deere. A empresa, que atua nos setores de silvicultura, agricultura e equipamentos de construção, tornou-se uma concessionária oficial da Bracke em janeiro de 2018. O proprietário e diretor geral é Viktor Boldakov.
Quão importante é o mercado russo para os produtos da Bracke? Este é um mercado que aprecia tanto o valor tecnológico do produto como a sua confiabilidade?
Isso é muito importante. A Rússia representa cerca de 25% das vendas totais anuais da Bracke, o que faz da Rússia nosso maior mercado de exportação junto com o Canadá.
Simplicidade e confiabilidade são provavelmente a chave do nosso sucesso na Rússia, ao qual acrescentamos a qualidade das nossas concessionárias que temos lá: a Eco Wood em São Petersburgo, com quem trabalhamos há muitos anos, e agora também a Timbermash Baikal na Sibéria.
Esta valetadeira é um modelo para testar a aceitação ou está planejado entregar outras máquinas?
A Bracke T26 tem sido um produto com boa aceitação na Rússia durante muitos anos. Esta foi a primeira entrega da Timbermash, que também está prestes a vender plantadoras, escarificadores de montículos e mais T26.
As valetadeiras são máquinas que exigem manutenção regular e, portanto, um bom serviço de assistência?
Como mencionado acima, as nossas valetadeiras, T26 e T35, são muito simples e confiáveis, mas é claro que requerem alguma manutenção como qualquer outra máquina. O fato de que muitos componentes da máquina Bracke são realizados sob medida e não podem ser comprados em qualquer outro lugar, torna essencial ter um bom serviço de assistência para realizar reparos e obter peças de reposição, uma possibilidade oferecida pela Eco Wood e pela Timbermash.
Quais são as principais características e pontos fortes desta máquina entregue ao Ilim Group em relação aos mesmos equipamentos produzidos pelos concorrentes?
Em relação a este tamanho de valetadeiras e escarificadores de montículos, de 3 a 5 toneladas, não temos uma concorrência real, já que há um mercado global reduzido. Até recentemente, tínhamos uma pequena valetadeira, a T21, mas paramos de fabricá-la, em parte devido à forte concorrência de modelos poloneses e bálticos disponíveis a 25% dos nossos preços. Os pontos de força de nosso equipamento mais pesado são a qualidade e confiabilidade: uma T26 pode funcionar por muito tempo a baixo custo.
Quais são as perspectivas futuras da Bracke Forest no mercado florestal russo?
As perspectivas na Rússia são boas, pois ainda há desenvolvimentos em técnicas e métodos. Um desafio futuro para a Bracke seria introduzir as plantadoras e, talvez, até certo ponto, os escarificadores de montículos. Aqui estamos competindo contra a concorrência em vários mercados. Até agora, as valetadeiras foram dominantes na Rússia e em todos os outros lugares.